quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


Logo ao primeiro e-mail dessa manhã, apareceu no meu rosto sorrateiramente, a marca da felicidade. Fui informada que já estava publicado o artigo da minha tese de mestrado em odontologia. Foi um sabor de conquista misturado com realização que me deixaram minutos lendo e relendo o conteúdo da mensagem. Depois de voltar ao meu estado normal, comecei a avisar aos amigos que se interessam por mim sobre a novidade. Pronto, já posso me sentir satisfeita. O objetivo da pesquisa foi alcançado, de levar a informação para todos que podem e devem melhorar a situação atual da saúde bucal no país, especificamente na minha cidade natal. Foram 3 anos de estudos, pesquisas e dedicação. Semana inteira longe da pessoa mais importante da minha vida, meu filho, para poder concluir aquilo que havia desejado. E agora, está no papel, está na internet, está na revista aos olhos de quem desejar conhecer. Mas como nem tudo é sempre tão maravilhoso, ainda bem porque senão seríamos insuportáveis, foi justamente no meu trabalho, no local onde comecei a sentir necessidade de fazer algo pela saúde pública, que tive uma alfinetada de sarcasmo. Desculpem pelo que estou escrevendo, mas preciso desabafar. Voltando então, após ter atendido todos os meus pacientes, recebi a visita do chefe do serviço. E de uma forma educada, começou a falar sobre a minha pesquisa. Disse que havia lido tudo e fez questão de realçar a parte das considerações finais, onde concluímos que a situação de saúde bucal do município ainda não é satisfatória. Agora eu pergunto: Para que realizarmos pesquisas se não encaramos a realidade dos resultados? É para isso que fazemos os estudos. Através deles poderemos verificar onde estão os pontos mais falhos para tentarmos modificá-los. E dessa forma eu respondi. Ainda não satisfeito em me alfinetar, comentou que achou pequena a dissertação. "Foram APENAS 91 páginas". Como já estava contando até dez, respirei e contei até 3 novamente. Então, de uma forma sem qualquer modéstia, falei: " 91 páginas e mais de 191 noites perdidas. Acho q está na hora de VC parar de ler e começar a escrever. Quem sabe consegue escrever 180? Eu já comecei a fazer minha parte, agora falta você." E então um sorrisinho bem debochado surgiu no meu rosto e entendi porque às vezes não conseguimos sair do lugar. Porque precisamos parar de procurar defeitos no que já está feito e necessitamos fazer nós mesmos do jeito que gostaríamos.


Meus amigos...desculpem novamente, mas tem horas que precisamos desabafar para continuarmos os nossos sonhos.

2 comentários:

Janaina disse...

Kika, justamente a "alfinetada" é a prova maior do seu sucesso e dos resultados da sua perseverança! Afinal, nessa alfinetada sente-se tanta frustração, tantas expectativas não realizadas, e que você conseguiu realizar!!
Parabéns, pela dedicação, pela força e principalmente pelo ser humano que você é!!

Kika Fófano disse...

Jana...vc é um presente q recebi amarrada em outro...rs....entendeu né? Seu carinho, sua amizade e sua sinceridade são marcas q ficarão definitivas em minha vida. São amigos como vc, que estão sempre nos estimulando, apenas isso já nos garante qualquer vitória. Obrigada.